quinta-feira, 25 de novembro de 2010

BEHAVIORISMO

Behaviorismo é a escola psicológica que estuda o comportamento observável. Este comportamento pode ser Externo e Interno.
Externo: É estudado através das ações, postura, atitudes.
Interno: Para ser estudado é necessário equipamentos ou relato do próprio individuo.

TIPOS DE BEHAVIORISMO

METODOLÓGICO
Consiste na teoria explicativa do comportamento publicamente observável e ocupa-se na análise do comportamento humano apenas quando for possível uma observação mensurável, ao invés de ocupar-se dos estados mentais que possam gerar ou influenciar tais comportamentos. Assim o Behaviorismo Metodológico acredita na existência da mente, mas ignora suas explicações sobre o comportamento, não classificando os “estados mentais” como objeto de estudo empírico. Watson defendia que o Behavioristmo Metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não é possível estudá-la pela sua inacessibilidade.

RADICAL
Consiste numa filosofia da Psicologia e se propõe a explicar o comportamento com base na Análise Experimental do Comportamento (AEC). O Behaviorismo Radical, também conhecido como “skinneriano”, constitui-se ainda numa interpretação filosófica de dados obtidos através da investigação sistemática do comportamento.


FILOSÓFICO

Este modelo consiste na teoria analítica e defende que a ideia de estado mental, ou disposição mental é na verdade a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais. Nesta concepção, são analisados os estados mentais intencionais e representativos.



OS GRANDES BEHAVIORISTAS


B. F. Skinner

                                             John Watson



John Watson (1878-1958)Dedicou-se ao estudo do comportamento, com base nas suas formulações teóricas, passando a se dedicar ao problema da existência ou não dos instintos nos seres humanos, que são respostas socialmente condicionadas, levando a crer que todo condicionamento é aprendido. Watson estudou também os talentos, tendências, emoções, traços mentais e hereditários, considerados como comportamentos não aprendidos ou instintivos. Para ele, as emoções são apenas respostas corporais a determinados estímulos.

B. F. Skinner (1904-1990)Um dos grandes estudiosos da psicologia behaviorista contemporânea. Foi um psicólogo americano que encontrou o ponto culminante do Behaviorismo. Para ele o Behaviorismo é importante na análise da relação funcional entre o estímulo-resposta e afirmava que o organismo não é nem gerente, nem indicador de ações, é o palco onde se dão interações do comportamento-ambiente. Skinner defendia uma abordagem descritiva e teórica da pesquisa sobre o comportamento, seu objetivo foi à análise funcional do comportamento.

BEHAVIORISMO NA ADMINISTRAÇÃO
O behaviorismo nos traz a ideia clara sobre o que e o que causa o comportamento. Através dele podemos afirmar que o comportamento pode ser controlado, se um ambiente de trabalho for agradável lógico que o individuo se sentirá bem, mais se não for pode-se melhorar o ambiente. O behaviorismo é acusado de enxergar a prática administrativa a partir dos objetivos dos dirigentes da empresa, mais o objetivo do administrador é sempre manter um bom relacionamento com seus funcionários, ele terá que tornar seu ambiente de trabalho agradável para que ambos se sintam à vontade para exercer suas funções com prazer.

Pesquisas:
http://behaviorismo2009.blogspot.com/
http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/behaviorismo/506/

Para entender melhor este assunto assistam aos filmes e vídeos indicados a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário